Historiador Social das Ideias

Homenagem a Vasco <br>de Magalhães-Vilhena

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolheu, no dia 2 de Junho, uma jornada de homenagem a Vasco de Magalhães-Vilhena, militante do PCP e professor catedrático naquela faculdade, de 1976/79, após um exílio de 30 anos em França, quando não lhe foi renovado contrato de assistente na Universidade de Coimbra.

A iniciativa – de reflexão sobre a obra de Magalhães-Vilhena – foi organizada pelo Departamento de Filosofia e Centro de Filosofia da Faculdade de FLUL, com a colaboração do Grupo de Estudos Marxistas (GEM). Contou ainda com as palavras de congratulação da Direcção da FLUL, da Revista Philosophica e da Biblioteca da Faculdade, que organizou uma exposição, com a colaboração do PCP, e uma visita guiada ao acervo do homenageado, doado pelo Partido à Biblioteca.

O PCP esteve representado por Manuela Bernardino, do Secretariado do Comité Central, que, na sessão de abertura, abordou aspectos da vida do investigador marxista. Como militante do Partido, desenvolveu uma coerente actividade antifascista e de lutador pela paz, tendo sido membro do Conselho Mundial da Paz (CMP).

A jornada – que tomou como mote o centenário de nascimento do homenageado e a preservação e destaque da memória e importância da sua obra já publicada e da necessidade de divulgar trabalhos que permanecem inéditos – contou igualmente com a participação de amigos, estudiosos e críticos de Vasco de Magalhães-Vilhena.




Mais artigos de: Nacional

Luta continuada

Porque o «aumento intercalar das reformas e pensões é justo e necessário», no dia 31 de Maio, em todo o País, mais de um milhar de reformados estiveram em luta por condições de vida digna.

Censura ao Governo <br>da Madeira

«Mais do que uma questão de Saúde, há um problema de Governo», lê-se na moção de censura apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira.

Centro UNESCO em Beja

A Câmara de Beja assinou, segunda-feira, 6, um protocolo de cooperação para criar, na cidade, o Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Muito trabalho <br>até ao final de 2017

No Encontro Concelhio de Benavente da CDU, que se realizou no dia 3, debateu-se os principais aspectos que ressaltam do trabalho realizado nestes dois anos e meio do actual mandato autárquico e perspectivou-se as grandes prioridades do trabalho a desenvolver até ao final de...

«Muita parra e pouca uva» em Aljustrel

A propósito da notícia que veio a público sobre a diminuição do endividamento do município de Aljustrel, em cerca de 25 por por cento, os vereadores do PCP na Câmara Municipal referem que as informações «não passam de...

PS chumba proposta do PCP

O executivo PS na Câmara Municipal de Lisboa (CML) chumbou uma proposta dos vereadores do PCP através da qual se pretendia, entre outras matérias relacionadas com os transportes públicos, a reversão das medidas tomadas nos últimos anos e do aumentos das tarifas desde 2011. No...